domingo, 23 de outubro de 2011

Mais um artista na família.


A família de nossa irmã Silvania é cheia de artistas e parece que o filho de Conceição também herdou os dotes desse grupo de mulheres habilidosas. Aí está um desenho feito por ele. O impressionante é que ele tem 6 anos e já consegue desenhar desse jeito! Esse tem futuro!

... todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

Final de Semana Evangelística




No primeiro final de semana de Outubro realizamos nosso Final de Semana Evangelística, um evento que contou com a participação de irmãos e visitantes.


Para as atividades espirituais, fomos presenteados com a participação de Joe e seu filho David. Ambos trabalham hoje no evangelismo de João Pessoa (Paraíba).


Se o evento por si só já é uma grande felicidade, as coecidências transformam ele numa oportunidade ainda melhor. Silvania e Cosma (atualmente na igreja de Vila Maria, capital) foram evangelizadas por Joe. Bons reencontros deixam os ânimos ainda melhores.


Nosso grupo de jovens está crescendo =)


 Todos ajudaram nos lanches e almoço. Existe alguma dúvida de como ficou ótimo?


Tivemos ainda mais uma felicidade: a apresentação de Isabel, filha da Vanessa.


Contamos com a valiosa participação de irmãos das igrejas em Praia Grande, São Bernardo, Santo André, João Pessoa e Vila Maria. Dá um gostinho de quão animado vai ser o céu.


Pra quem não veio, sempre fica a expectativa do próximo evento. Esperamos você até lá.

... todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

domingo, 16 de outubro de 2011

Cancelamos o acampa na praia =/



... todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

Neurologia e Twitter.

Gosto muito das aulas de jovens no domingo. Apesar de prepará-las com algumas semanas de antedência é na prática – com a contribuição dos jovens – que surgem grandes idéias e perspectivas. Este texto trata da idéia resultante da aula sobre a relação Vícios e Novelas, especialmente quando discutíamos sobre os malefícios das novelas na vida do cristão. Muitos elementos aqui comentados não foram discutidos na aula em si, mas são resultado de uma boa discussão com nossos jovens, sempre dispostos a engajar-se.

  • Stand Alone Complex. Um seriado de desenho japonês (anime) chamado Ghost in the Shell, de Masamune Shirow, gira em torno de uma história, que é formada pela  interferência de vários eventos isolados e não conexos, realizados por pessoas que não se conheciam ou não tinham ideal de trabalhar em algo conjunto, mas que, ao final, quando reunidos os atos, geraram um grande movimento.  Através da televisão e interações em redes sociais, pessoas comuns eram incentivadoras e tomavam às vezes de um famoso terrorista chamado Homem Risonho (Warai Otoko) criando uma série de pequenos terroristas e apoiadores que não se conheciam, não se relacionavam, mas criaram um grande caos social. 

  • Células espelho. A discussão sobre essas interferências por si só é bem interessante, todavia ela é introdução que, adicionada ao texto em anexo. Nele, os pesquisadores afirmam que existe grande probabilidade dos autistas não desenvolverem os “neurônios espelho” e por isso não interagirem com o mundo externo com o mesmo grau que uma pessoa que não possua tal debilidade genética. Os tais neurônios espelho (esse sim, relevante para o tema) seria a região no cérebro que ao presenciar praticas externas por outras pessoas, interage e capta as reações, aplicando-as em nosso mesmo corpo, como o instinto natural de sorrir de volta para aquele que sorri para nós ou sentir vontade de comer algo que alguém come com vontade.

Colocados estes dois pontos estamos preparados para a crítica mais densa sobre a relação entre Vício e Novelas, afinal, através de uma discussão menos cuidadosa as novelas em si trazem mais lições de virtude do que ensinamentos prejudiciais para o cristão. Isso vem da própria utilização do recurso lógico, de analisar com a crítica do contexto funcional da novela (ou seriado) em si. Mas olhar apenas para o contexto social generalista da novela é o mesmo que entender apenas o fato isolado que causa esse Stand Alone Complex, todavia, o resultado dele é muito maior do que o fato em si realizado, podendo gerar efeitos a longo prazo que não foram idealizados pelos autores do evento original.

Isso porque a novela traz dentro de si alguns valores que não prestamos atenção quando somos expectadores. Não sou partidário de mensagens subliminares, mas seriadores e novelas são o produto social de nossa época e trazem os valores do mundo existentes nela. Quando o cristão torna-se espectador (consumidor) dessa realidade, é compelido pelos neurônios espelho a conformar-se com a realidade e assim compelido a  admitir ou desejar o mesmo estilo de realidade. Um exemplo prático disso é: quantas novelas na última década mostravam a necessidade de Deus como requisito para ser feliz? Pelo que me consta, nenhuma. Ao contrário, parece existir a necessidade de relacionamentos amorosos para uma vida feliz. Biblicamente, porém, Paulo não precisou de uma esposa para ser feliz, enquanto, toda a Bíblia declara ser impossível a felicidade verdadeira sem a presença de Deus.

Dessa conclusão surgiu uma relação interessante em nossas aulas, que explica-se através de três programas bem típicos ao quotidiano dos jovens:

MSN – Facebook – Twitter 
=-) – Curtir – Seguir

Explicativamente, pode-se dizer que:

Quando algo parece legal para as pessoas que gostamos ou as pessoas legais que assistimos ( =-D ) nosso cérebro entende que o que é bom para o próximo, seja igualmente bom para nós e então, mesmo sem um juízo de valor racional, sentimos propensão a “Curtir” e por conseqüência se tornar um seguidor (twitter) . A idéia de tornar-se seguidor não vai ser imposta de início como se o Diabo quisesse impor diretamente suas vontades ao mundo, mas utilizando armas cheias de requintes acaba vendendo idéias que anteriormente pareciam inaceitáveis. Seriam inocentes os comerciais de cerveja que mostram o inferno  cheio de mulheres atrativas enquanto que o céu seja um local chato, por estar cheio de crentes chatos que não sabem ser feliz (afinal, não bebem nem se drogam). Tudo começa com a sugestão do outro em parecer feliz e, quando buscamos essas mensagens, elas são plantadas em nosso coração.

Portanto, concluímos que novelas e seriados podem ser algo perigoso, porque trazem uma mensagem constante e que não se espelha na vontade de Deus. Pode servir para criar-se o descompasso entre aquilo que sabemos ser certo e aquilo que fazemos; por isso não é conveniente ao cristão despender tanto tempo com esse tipo de coisa. Da mesma forma que o Inimigo pode usar nossas células espelho para nos afastar da Verdade, podemos usá-las para estar mais próximos a Deus:

  • esteja ao lado de pessoas que buscam ser felizes servindo a Palavra e seu próprio cérebro se acostumará com isso e entenderá de fato a extensão do amor de Deus. 
  • Por isso, tanto seu espírito quanto sua mente necessitam da igreja para você ser alguém mais próximo de Deus.

... todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

18.09 - Bruno Carlos



... todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

domingo, 2 de outubro de 2011

04.09 - Adauto Rodrigues




... todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.