sábado, 20 de novembro de 2010

Doutrinas dos Homens ou de Deus 02

   
NECESSIDADE DE RESTAURAÇÃO

Da mesma maneira como em Israel, há muitas pessoas hoje em dia que não sentem necessidade da restauração dos princípios do Novo Testamento. Alguns estão cegos à essa necessidade, outros não percebem nem a necessidade nem a seriedade do assunto, mas o Novo Testamento apresenta claramente a razão pela qual precisamos de uma contínua restauração.
Precisamos de uma contínua restauração porque sempre haverá quem ensine falsas doutrinas e induza outros a crer em seus ensinamentos e praticá-los. Os escritores do Novo Testamento avisaram que havia falsos mestres na igreja, na época em que escreveram (IITm 2:16; IJo 3:8; 4:1-3). Disseram também que no futuro haveriam mais falsos mestres (Mt 24:24; At 20:28-30; II Ts 2:1-12/ ITm 4:1-3; IIPe 2:1-2)
Logicamente segue-se então que há falsos mestres hoje em dia. Reconhecendo-lhes a apostasia podemos verdadeiramente entender porque há tantas advertências sobre falsos mestres e falsos ensinamentos do Novo Testamento. Como pode uma pessoa dizer, como alguns o fazem, que o mentiras não estão sendo ensinado hoje em dia?
Mas qual é a responsabilidade do cristão em relação aos falsos mestres e seus ensinamentos falsos? A vida e o ensino do inspirado apóstolo Paulo respondem claramente a esta pergunta. Em seu trabalho ele declarou o erro específico que era ensinado em algumas igrejas (ICo1:11; 15:12; IITm 2:18). Ele mandou que os cristão notassem aqueles que ensinavam erros (Rm. 16:17,18) e foi além a ponto de mencionar especificamente, em cartas inspiradas, aqueles que ensinavam erros (1 Tm 1:15; 19,20; IITm 2:17,18). É exatamente isso que nosso Senhor (Mt. 23) e outros escritores do Novo Testamento fizeram (IIJo 9,10; IIIJo 9,10). Este é um bom exemplo para nós hoje. É preciso identificar o erro e refutá-lo com a Palavra de Deus.
Depois do primeiro século houve um grande afastamento dos ensinamentos do Novo Testamento. Incontáveis doutrinas humanas se misturaram com os ensinamentos puros de Jesus e até nos dias de hoje os homens continuam a afastar-se do verdadeiro cristianismo. É preciso reconhecer que há numerosas religiões que apenas palidamente se parecem com a que é encontrado na Bíblia. e mesmo assim são chamadas de "cristãs".
Mas apesar da confusão religiosa de seus dias, Jesus orou pela unidade (Jo 17:20,21). Ele orou por ela portanto deve ser possível. Pedro disse que devemos desejar a Palavra de Deus (IPe. 2:1,2). Paulo ordenou que os cristãos se afastem e se separem do mundo (IICo 6:17; ver Ap. 18:4), portanto precisamos restaurar e desejar os velhos estudos de Deus. Se Jesus orou pela unidade e Paulo ordenou-a (1Co 1:10) podemos estar certos de que é possível a verdadeira unidade. Mas somente se os homens desejarem restaurar os antigos padrões do cristianismo e unir-se em volta dele é que teremos a unidade pela qual Jesus orou.

+info? www.igrejanolitoral.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário